segunda-feira, 10 de setembro de 2012

10 itens essenciais para montar uma decoração oriental


Não há nada mais charmoso do que apostar em objetos decorativos inspirados nos artigos tradicionais de países como Japão, China, Índia e Indonésia. Entretanto, o interesse por esse tipo de decoração e o fascínio pela cultura dos países orientais não é recente. Desde o período das grandes navegações, quando o povo europeu ainda estava desbravando o ambiente marítimo, havia um interesse muito grande pelas especiarias, tecidos de cores fortes, pedras preciosas, perfumes, porcelanas e o ouro recolhido pelos comerciantes árabes e vendido a preços altíssimos nas cidades italianas. Tais artigos eram bastante estimados por serem a “novidade do momento” e eram adquiridos somente  por famílias abastadas. Claro que hoje não há esse problema. Com a constante globalização e com a facilidade em ter acesso a esse tipo de decoração de cunho étnico, é possível organizar um ambiente legal sem gastar tanto (e sem recorrer às caravanas árabes). E o mais importante, que pode ser incorporado à decoração que você já tem em casa.


1.      Tecnologia e tradição incorporadas na moderna Luminária Buda, da Usare. Disponível em diversas cores.



2.       Garden Seat – Originalmente Chinês e de porcelana, o Garden Seat ou Banco de Jardim, já ganhou várias versões ao longo do tempo, podendo ser feito em aço, ferro, bambu, madeira, fibras naturais e até acrílico. Esta peça versátil pode ser usada como banquinho, mesa de apoio ou somente como um objeto decorativo, sendo utilizado tanto em área externa quanto interna.



3. Almofadas e Futons com cores vibrantes e com aplicação de bordados exuberantes dão cor e vida para qualquer ambiente.



4.       Luminárias e lanternas japonesas proporcionam iluminação adequada para cada ocasião.





5. O baú é uma das formas mais antigas de mobiliário e era usado principalmente para armazenar roupas finas e itens de valor. No contexto atual, tem sido utilizado como mesa de apoio e produzido em cores e acabamentos que fogem ao tradicional.




6.      A famosa terracota chinesa pode ser encontrada em belíssimos vasos com aspecto envelhecido, obtido em um processo demorado onde os objetos são mantidos enterrados por dias.



7.     Fácil de mudar de lugar e perfeito para separar ambientes criando privacidade, um Biombo bem trabalhado orienta a circulação e dá um charme à sua casa.



8. Loro Blonyo - Em javanês, Loro significa "casal" e Blonyo "arrumado com banho e maquiagem". Na tradição javanesa, são colocados no hall de entrada da casa com o objetivo de trazer prosperidade e união para a família.



9. O estatuário Hindu é cheio de significados, como os associados à fertilidade e à sabedoria.





10. Buda paz e amor - Nada melhor que uma releitura de um ícone da cultura asiática.

Por Juliana Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário